Qual o segredo?

“Qual o segredo?”

Se fosse para pagar de guru, algo que odeio, e ditar um segredo para aprender idiomas, eu diria que a persistência é a palavra-chave. Vejo diversas pessoas, inclusive eu, que não tinham plano ou organização, mas conseguiram chegar a seus objetivos por insistir neles.

Só eu que acho loucura alguém estudar e praticar algo por anos e nunca assimilar o conhecimento? Sei que há pessoas que estudam inglês por vários anos e nunca aprendem, mas será que elas realmente “persistem”? Quando digo persistir, não falo tão somente sobre repetir algo todos os dias, mas empreender esforços com empenho e frequência. Bom, sigo crendo que isso seja loucura.

“Então só tenho que persistir, mas não preciso me organizar?’ Não é isso. Calma.

Hoje, acho quase impossível, tendo uma vida ocupada, aprender qualquer coisa à excelência sem organização. Por quê? Seu aprendizado pode ter lacunas ou ser despriorizado. Além disso, por sua evolução ser menos tangível ou sólida, a desmotivação pode te atingir fortemente.

Você já sentiu que tinha um inglês, por vezes, intermediário, mas com falhas na base? Isso pode ser sintoma de estudos pouco focados na progressão, mas feitos de maneira mais intuitiva. Não é necessariamente ruim, pois você aprendeu algo como fruto de sua persistência, mas isso pode te incomodar imensamente ou te atrapalhar se você precisar prestar exames ou testes de admissão.

“Alguém pode insistir no caminho errado!”

Organizar-se é também autoavaliar-se. Insistir no erro por 5 anos me parece extremamente inconsequente, não? Quando digo “organização”, falo de prática, estudo e imersão de maneira sistemática e almejando a solidez. Você é organizado?

Cria um cronograma de estudos, fala com gente que já viveu ou está vivendo aquilo que você quer aprender. Persista! É difícil mesmo, mas é ainda mais difícil quando focamos na dificuldade. Sai do Instagram, arruma a cama, coma que nem gente, senta a bunda na cadeira, cronometra tudo, estude decentemente…

“Não sei como me organizar!”

Há uma tonelada de conteúdo sobre isso na internet/nas redes sociais. Não há um pingo de autonomia no seu ser? Inventa, testa, pergunta…

Persista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s